Mariano Torres729 Corporate - Gestão de Projetos Sustentáveis


Clique para ampliar

O DESAFIO

O edifício, composto de 17 pavimentos com espaços corporativos de até 560 m² de área privativa, foi planejado com foco no conforto, na tecnologia e inteligência em edificações. A BP Empreendimentos, responsável pelo projeto, contratou a Cushman & Wakefield para realizar a consultoria em Certificação LEED. O Mariano Torres729 Corporate é o primeiro edifício certificado LEED GOLD CS na região Sul do Brasil.

O maior desafio foi a integração de todos os projetistas para idealizar um projeto com o foco na economia de água e energia das instalações. Outra questão importante foi garantir a operação futura do empreendimento, a fim de que o edifício funcionasse de acordo com o projeto inicial, garantindo seu melhor desempenho.


A SOLUÇÃO

O edifício foi concebido de maneira integrada entre os projetistas e demais especialistas, o que permitiu um projeto final que contemplasse o consumo eficiente de recursos.
Foi instalado um complexo sistema de BMS (Building Management System) para monitoramento contínuo do consumo de água e energia do edifício.


OS RESULTADOS

  • 28% de redução no custo anual de energia.
  • 60% de redução no uso de água para irrigação.
  • 88% de redução no consumo de água potável para sistemas de descarga.
  • 84% dos resíduos gerados em obra foram desviados de aterros.