Cushman & Wakefield conquista sua quinta certificação para galpão logístico

A Cushman & Wakefield prestou consultoria para a certificação LEED New Construction para os Galpões 1 e 2 do condomínio logístico Log Trade, em Pinhais (PR), de propriedade da JCR Administração e Propriedades. Com eles, a empresa amplia para cinco o número de galpões certificados. Os outros dois ficam em Gravataí (RS) e em Sorocaba(SP). Além dos dois galpões, os prédios da Administração e do Refeitório do Log Trade também conquistaram o selo, concedido pelo Green Building Council, totalizando uma área útil de 30.508 metros quadrados.

“Um dos diferenciais desse projeto foi a criação do telhado verde no refeitório e na área administrativa, que também conta com cobertura zenital, propiciando uso eficiente de iluminação natural”, afirma Marília Leite, analista de Sustentabilidade. Segundo ela, essas e outras medidas geram uma economia de cerca de 49% no custo de energia elétrica no complexo. Em relação à eficiência hídrica, o condomínio possui sistema de captação de água de chuva pelas coberturas dos galpões. O reúso dessa água é suficiente para abastecer os vasos sanitários e os mictórios.

O processo de consultoria em sustentabilidade no Log Trade durou cerca de quatro anos, incluindo o acompanhamento do projeto, da construção e certificação, oficializada em outubro. Marília foi a responsável pela consultoria de projeto e obra. As iniciativas para melhoria de eficiência energética ficaram sob a responsabilidade de Ivan Souza, analista de Projetos.